Proteja seu site de spam gerado por usuários

Como proprietário do website, talvez você já tenha visto conteúdos gerados automaticamente em seções de comentários ou em mensagens de fóruns. A criação desse tipo de material nas páginas afeta a experiência dos visitantes do site, além de exibir conteúdos que não devem ser associados ao seu site no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

Nesta postagem do blog, temos algumas dicas para ajudar a lidar com esse tipo de spam no seu site e fórum.

Alguns criadores de spams abusam de sites de terceiros postando conteúdo e links enganosos para aumentar o tráfego dos próprios sites. Veja alguns exemplos:

Comentários e tópicos de fóruns podem ser ótimas fontes de informação e maneiras eficientes de envolver os usuários do site por meio de discussões. Esse material importante não deve ficar soterrado entre palavras-chave e links gerados automaticamente e inseridos por criadores de spams.

Há várias maneiras de manter a segurança dos fóruns e seções de comentários do seu site e fazer com que eles sejam alvos menos interessantes para os criadores de spams:

  • Mantenha em dia as atualizações e patches do software do fórum. Atualize o software sempre que possível e preste atenção especial nas correções importantes para a segurança. Os criadores de spam tiram proveito dos problemas de segurança das versões mais antigas de blogs, quadros de avisos virtuais e outros sistemas de gerenciamento de conteúdo.
  • Adicione um CAPTCHA. Os CAPTCHAs exigem que os usuários confirmem que são humanos, e não um script automático. Para isso, use um serviço como o reCAPTCHA, o Securimage e o Jcaptcha (páginas em inglês).
  • Bloqueie comportamentos suspeitos. Muitos fóruns permitem definir limites de tempo entre postagens. Também há diversos plug-ins que detectam tráfego excessivo de determinados endereços IP ou proxies, além de outras atividades mais características de bots do que de usuários humanos. Por exemplo, o phpBB, o Simple Machines, o myBB (páginas em inglês) e várias outras plataformas de fóruns permitem ativar essas configurações.
  • Verifique diariamente os principais criadores de postagens do fórum. Caso um usuário tenha se inscrito no fórum recentemente e já tenha enviado uma quantidade excessiva de mensagens, revise o perfil dele e confira se as postagens e tópicos desse usuário contêm spam.
  • Analise a possibilidade de desativar alguns tipos de comentários. Por exemplo, recomendamos encerrar alguns tópicos antigos do fórum que provavelmente não receberão mais respostas legítimas. Se você não quiser mais monitorar seu fórum no futuro e os usuários não interagirem mais com ele, desativar completamente o envio de postagens poderá impedir a ação dos criadores de spams.
  • Aproveite as funções de moderação. Considere a possibilidade de ativar recursos da moderação que determinam uma reputação mínima para que os usuários possam postar links ou que exijam a aprovação de um moderador para o envio de comentários com links. Se possível, altere as configurações a fim de proibir postagens anônimas e exigir aprovação para que postagens de usuários novos sejam exibidas ao público. Os moderadores, seus amigos/colegas e alguns usuários de confiança podem ajudar você a analisar e aprovar postagens, além de dividir o trabalho. Fique de olho nos novos usuários e acompanhe as postagens e atividades deles no fórum.
  • Considere usar uma lista negra para termos obviamente relacionados a conteúdo com spam. Bloqueie comentários claramente inadequados com uma lista negra de termos com spam (por exemplo, streaming ilegal ou palavras relacionadas a produtos farmacêuticos). Adicione termos impróprios ao contexto ou não relacionados ao tópico que são usados somente por criadores de spams. Busque exemplos desses termos nas postagens com spam encontradas no seu ou em outros fóruns. Existem recursos e plug-ins integrados que podem excluir ou marcar comentários como spam automaticamente.
  • Use o atributo “nofollow” para links no campo de comentários. Isso impedirá que os criadores de spams invadam seu site. Por padrão, muitos sites de blog (como o Blogger) adicionam automaticamente esse atributo a todos os comentários postados.
  • Use sistemas automatizados para proteger o site. Alguns sistemas abrangentes, como o Akismet, que conta com plug-ins para vários sistemas de blogs e fóruns (em inglês), são fáceis de instalar e realizam várias tarefas automaticamente.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...